sexta-feira, 7 de junho de 2013

CONFIRA OS PROBLEMAS DE VISÃO QUE PODEM SER DIAGNOSTICADOS PRECOCEMENTE


Há muitos tipos de problemas nos olhos e perturbações visuais. Eles incluem isão embaçada, auréolas, pontos cegos, flutuações e outros sintomas. A visão embaçada é a perda de acuidade de visão e a incapacidade de ver pequenos detalhes. Pontos cegos (escotomas) são "buracos" escuros no campo visual nos quais nada pode ser visto. Por isso, é  muito comum as pessoas procurarem um oftalmologista apenas ao perceberem que não estão enxergando tão bem de longe ou de perto, quando o ideal é que isso ocorra periodicamente. Só assim há a possibilidade de diagnósticos precoces, evitando que possíveis problemas se agravem e evoluam até mesmo para a cegueira.

 

Problemas de visão mais frequentes:



A maioria dos problemas de visão podem ser corrigidos com o uso de óculos, lentes e cirurgias a laser.
Ametropia: erro de refração ocular, como miopia (não enxerga claramente de longe), hipermetropia (não enxerga claramente de perto) e astigmatismo (visão distorcida de longe e de perto). 
 
- Catarata: é a opacificação do cristalino, que geralmente acontece após os 60 anos, mas algumas crianças podem já nascer com o problema. 

- Estrabismo: a criança pode nascer estrábica (vesga, como é chamada popularmente) e, em alguns casos, isso tem relação com alguma doença ocular, como tumor e glaucoma congênito. Há também a chance de aparecer após os seis meses de vida. 

- Glaucoma: é o aumento da pressão nos olhos, que, se não for tratado, pode levar à perda gradual e irreversível da visão. Há a possibilidade de bebês nascerem com a doença. 

- Leucocoria (reflexo pupilar branco): são manchas brancas na pupila, que faz com que a pupila do olho pareça branca em vez de preta. O exame do reflexo vermelho possibilita a identificação do problema, que é o reflexo branco da pupila. Em crianças maiores, há a possibilidade de perceber o reflexo branco em fotos comuns. Pode ser sinal de tumor ou de retinopatia da prematuridade (alteração no crescimento da retina), por exemplo. 
 
- Olho saltado (exoftalmia e proptose): há alguns motivos que podem fazer com que o olho se projete para fora. Entre eles estão doenças da tireóide e tumores. 

- Olho seco: pode estar associado a ametropias ou ao olho saltado, por exemplo, e consiste no ressecamento dos olhos, levando à vermelhidão e irritação crônica.

**O oftalmologista deve ser consultado caso apresente algum destes sintomas.
Postado por: Suzi Servo

Nenhum comentário:

Postar um comentário